Covid-19 em Bragança | Dezembro já contabiliza 53 novos casos

Foto / Marcelle Pires

Bragança finalizou o mês de novembro de 2021 com 4.969 casos de Covid-19. Com a chegada do último mês do ano (dezembro) já era esperado o aumento do número de confirmados devido as confraternizações e festas de Natal e Ano Novo e a movimentação de pessoas para essas reuniões.

Bragança ultrapassou 5.000 casos no dia 17 de dezembro e já contabiliza 53 novos confirmados com a doença. A taxa de ocupação hospitalar é de 25%, há 5 pacientes internados em leitos disponíveis para o tratamento de Covid-19 no município.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o esquema de vacinação durante o recesso de final de ano:

- Na UBS – Ajuruteua a vacinação está sendo realizada das 08 às 17 horas;

- Na UBS – Taíra a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira de acordo com o horário de funcionamento do posto;

- Na UPA 24H, a vacinação acontecerá no próximo dia 02 das 08 às 12 horas;

- No centro comercial de Bragança no período de 27 a 30 a vacinação poderá ser realizada no Posto Volante das 08 às 12 e das 14 às 18 horas.

EPIDEMIA DE GRIPE

Nas últimas semanas também foi levantado o alerta para a síndrome gripal causada pela cepa H3N2, pelo menos 17 estados do país notificaram o aumento de casos, entre eles o Pará. Em Bragança, é possível se imunizar contra a gripe nos mesmos postos onde está ocorrendo a vacinação contra a Covid-19, podendo receber a vacina qualquer pessoa que não esteja com sintomas.

Mesmo tendo alguns sintomas parecidos, é importante não confundir Gripe e Covid-19. Independente do vírus, é importante continuar mantendo as medidas de prevenção: evitar aglomerações, utilizar máscara, lavar as mãos com frequência, não compartilhar alimentos e objetos pessoais como talheres e copos e manter a boa alimentação e hábitos saudáveis.

Reportagem – Marcelle Pires, jornalismo Fundação Educadora de Comunicação