Carreata conduz São Benedito pelas ruas de Bragança

Acompanhada por uma carreata também composta de ciclistas e motociclistas, a imagem de São Benedito foi conduzida pelas ruas de Bragança neste domingo (26), dia dedicado ao co-padroeiro da cidade. A procissão que tradicionalmente reúne milhares de devotos, mais uma vez não foi realizada em cumprimento as medidas protetivas contra a Covid-19.

Pela manhã, a Marujada se apresentou no Teatro Museu dançando músicas tocadas pelo grupo regional com a participação do cantor e compositor bragantino Junior Soares. Na oportunidade o governador do estado, Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço para revitalização do Teatro Museu da Marujada inaugurado em 2002. No Salão Beneditino, houve o leilão de donativos dentre os quais, os cachos de pitomba.

A tarde, a concentração dos veículos ocorreu às 15:30h em frente a igreja de São Benedito. No trajeto, devotos saíram até as portas das casas e saudaram a passagem do Santo até chegar a Estação Cultural Armando Bordallo. Por volta das 19:00h o bispo diocesano de Bragança, Dom Jesus Maria presidiu a celebração da Santa Missa concelebrada pelos sacerdotes: Pablo Misley, Raimundo Elias e Luis Marconi.

Em sua homilia, o bispo ressaltou que a Sagrada Família formada por José, Maria e Jesus é o modelo ser seguido. Destacou que São Benedito é a ponte entre a Eucaristia e Jesus, e que ele se tornou santo por suas obras de caridade distribuindo comida aos menos favorecidos.

O pároco da Catedral, Raimundo Elias agradeceu a todos que contribuíram com a festividade bicentenária e apelou para que os bragantinos façam parte da Irmandade com o propósito de pagar a anuidade e aprender a dançar os ritmos da Marujada.

A festividade foi encerrada às 23:30h com a dança de marujos e marujas e o abraço simbólico no entorno da igreja no centro histórico de Bragança.

Reportagem - Jota Bahia
Fotos - Jota Bahia e Maycon Ribeiro