Defeso do caranguejo-uçá começa nesta segunda-feira (03)

Inicia nesta segunda-feira (03), o 1° período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides Cordatus) conforme a portaria de n° 325 de 30 de dezembro de 2020 que determina os períodos de defeso em 2021, 2022 e 2023. O período de defeso do caranguejo-uçá é a época da conhecida "andada" do crustáceo para a sua reprodução, por isso fica proibido a captura da espécie.

Quem comercializa o caranguejo no período de defeso, tem que declarar estoque com antecedência aos órgãos ambientais para que a mercadoria não seja apreendida e nem seja imposta multa conforme determina as leis federais de defesa ambiental.

O 1° período de defeso vai de 03 a 08 de janeiro de 2022, quem for pego capturando, transportando ou comercializando o crustáceo no período de reprodução será penalizado com os termos da Lei Federal de Crimes Ambientais n° 9.605 de 1988 e Decreto Federal n° 6.514 de 2008.

Calendário de períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2022

1° - 03 a 08 de Janeiro de 2022 - Lua Nova