Hospital Geral de Bragança perde seu fundador

Faleceu nas primeiras horas da manhã deste sábado (08) em Belém aos 85 anos de idade, Dr. José Guarany Medeiros. O médico bragantino estava internado após ser submetido a uma intervenção cirúrgica para retirada de pedras da vesícula.

Formado em clínica e cirurgia geral pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Guarany Medeiros ao lado de sua esposa, a professora Valfira Torres de Medeiros fundaram em 1980 o Hospital Geral de Bragança (HGB) com o objetivo de ajudar a população bragantina e municípios vizinhos na área da saúde e do social. O HGB recebeu Selo UNICEF - Hospital Amigo da Criança como reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pelos serviços prestados a crianças e adolescentes.

Um de seus filhos seguiu os caminhos do pai e se formou em medicina, José Guarany Medeiros Jr. atualmente Diretor do Corpo Clínico.

Dr. Guarany foi fundador e atleta do Clube Paroquial, tradicional time de futebol de Bragança. Dado seu carisma e grande popularidade, chegou a candidatar-se a prefeito de Bragança, embora tenha recebido muitos votos no pleito, não conseguiu se eleger.

O corpo do Dr. Guarany Medeiros, foi velado na Podium Club. O cortejo saiu às 17 horas e passou em frente o Hospital Geral de Bragança emocionando, familiares, amigos e funcionários do hospital. O sepultamento ocorreu no Cemitério Santa Rosa de Lima, no bairro do Alegre em Bragança.

Reportagem - Jota Bahia
Fotos - Site do HGB