Festa do Padroeiro de Tracuateua começa nesta terça

O município de Tracuateua-Pa celebra a partir desta terça-feira (18) a festividade de São Sebastião e São Benedito com a participação da marujada local.

Os mastros serão conduzidos desde as casas dos juízes da festa até o Salão da Marujada, localizado em frente a praça da igreja matriz e às 16:00h serão levantados. A missa de abertura da festividade será presidida pelo Pe. Ari Silva às 18:00 horas.

No dia 19 (quarta-feira) às 08:00 horas, marujas e marujos trajando roupa vermelha e branca participarão da ladainha em louvor a São Benedito na igreja matriz. Às 19:30h será celebrada Santa Missa em honra a São Benedito.

Dia 20 de janeiro, feriado em Tracuateua conforme a Lei nº 05 de 06 de novembro de 1998 (dia dedicado a São Sebastião, padroeiro do município), a Marujada sairá às ruas com traje azul e branco.

Pela manhã às 08:00h, missa em louvor a São Sebastião e a tarde acontecerá a procissão dos santos padroeiros quando as duas imagens de São Benedito e São Sebastião serão colocadas juntas no andor que percorrerá as ruas do município. Após a chegada da procissão será celebrada a Santa Missa.

No dia 21 de janeiro, a marujada sairá às ruas trajando vermelho ou azul em homenagem aos dois santos. Às 16:00h na Praça da Matriz, os dois mastros serão derrubados.

A derrubada dos mastros é um dos pontos fortes do encerramento da festividade, cada Santo tem um mastro enfeitado com frutas, brinquedos e bebidas (vinho). Alguém da comunidade é convidado a subir no mastro e retirar os produtos que em seguida são doados: os brinquedos para as crianças, as bebidas aos maiores de 18 anos e as frutas são servidas durante um banquete no salão.

A missa de encerramento da festividade será às 18:00h quando os juízes da festividade deste ano passarão os bastões aos novos juízes de 2023.

Também como parte da programação, nos dias 19 e 20 no Salão da Marujada haverá exposição de fotografias aberta ao público.

O tema da festividade 2022 é: "A exemplo de São Sebastião e São Benedito sejamos firmes na fé, corajosos na missão e perseverantes na oração"; e o lema: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

A festividade será transmitida pelas redes sociais da paróquia de Tracuateua.

Reportagem - Jota Bahia