Bragança inicia vacinação de crianças contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Bragança-Pa divulgou no começo da tarde desta segunda-feira (17), o recebimento da primeira remessa de vacinas pediátricas da Pfizer destinadas à imunização de crianças contra a Covid-19.

A vacinação iniciou às 14 horas nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural do município. Nesta segunda e terça-feira (18) será atendido o público de 10 e 11 anos.

A primeira remessa conta com 800 doses que serão administradas em crianças quilombolas e/ou com deficiência permanente ou comorbidades. A vacinação será realizada em ordem decrescente de idade e alcançará no dia 21 de janeiro a faixa etária de 5 anos.

Para evitar erros, as vacinas adulto e pediátrica possuem cores de embalagem diferentes, sendo a tampa roxa para adultos e tampa laranja para crianças. Assim como nos adultos, efeitos colaterais podem surgir até 3 dias após a aplicação.

Para realizar a imunização é necessário estar portando os seguintes documentos: Certidão de nascimento, Cartão do SUS ou CPF, Laudo Médico e RG do responsável.

Reportagem Marcelle Pires, jornalismo Fundação Educadora de Comunicação