Covid-19 | Criança quilombola é a primeira a ser vacinada em Bragança

Iniciou nesta quarta-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 05 a 11 anos em Bragança do Pará. O pontapé inicial ocorreu em cerimônia realizada na Unidade Básica de Saúde da Vila do Acarajó quando aconteceu a vacinação da menina Alice Pinheiro da Silva (10 anos), filha de Cláudia Conceição Pinheiro e moradora da comunidade do Quilombo do América.

Para celebrar a nova etapa da imunização contra a Covid-19, estiveram presentes o prefeito de Bragança Raimundo Oliveira, o vice prefeito e sec. de saúde Dr. Mario Junior, os vereadores Jonas Rodrigues e Bruno Lima (representando a Câmara), fiscais da Vigilância Sanitária, servidores da saúde e a população em geral.

Dr. Mário Júnior destacou que "nesse primeiro momento, o município de Bragança recebeu 800 doses de vacinas para criança e nessa primeira etapa serão as crianças com comorbidades (com apresentação de laudos que comprovem a comorbidade), com deficiência e as indígenas, em Bragança do Pará não têm povo indígena e com isso foram substituídos pelas crianças do Quilombo do América".

Ele destacou ainda que "Bragança conta hoje com aproximadamente 17 mil crianças entre 05 e 11 anos e que a expectativa para todas as crianças estarem imunizadas é de 3 meses".

A dose da vacina das crianças é de 0,2 ml, bem menor que a dosagem dos adultos e é dose única. A vacinação pode ser realizada em todas as Unidades de Saúde nas zonas urbana e rural. Para vacinar tem que estar portando os seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento
- Cartão SUS ou CPF
- Laudo Médico
- RG do Responsável

Segue abaixo o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Bragança:

- 17/01 e 18/01 - Crianças de 10 e 11 anos.
- 19/01 - Crianças de 08 e 09 anos.
- 20/01 - Crianças de 06 e 07 anos.
- 21/01 - Crianças de 05 anos.

Reportagem e fotos - Fabrício Bragança