Sexta, 15 Abril 2022 19:15

Semana Santa 2022: Missa do Lava-Pés abre o Tríduo Pascal em Bragança

As paróquias de Bragança iniciaram na noite desta Quinta-Feira (14) o Tríduo Pascal, que será concluído na manhã do Domingo de Páscoa.

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a celebração da Ceia do Senhor com a Cerimônia do Lava-Pés ocorreu no Ginásio de Esportes Dom Eliseu Coroli, no centro da cidade.

A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Jesus Maria e concelebrada pelos padres Raimundo Elias e Pablo Misley.
Em sua homilia, o Bispo destacou o gesto humilde de Jesus em lavar os pés dos discípulos, tarefa que pertencia aos escravos do império romano.

O Bispo também falou sobre a Instituição da Eucaristia e da Santa Missa deixadas por Jesus que celebrou durante a ceia com os apóstolos o mistério da transformação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo. Foi ressaltado que a pequena comunidade formada pelos discípulos se perpetuou até nossos dias representada atualmente pela Comunidade Eclesial cuja missão é renovar o compromisso de Jesus com a instituição do sacerdócio do Novo Testamento, quando Jesus disse: “Fazei isso em memória de Mim”.

O Bispo lembrou a importância dos fiéis orarem pelos sacerdotes pedindo a Deus que os proteja, que os conserve em paz e com alegria na missão de  anunciar o evangelho ao Povo de Deus. Pediu orações pela paz na Ucrânia e em Bragança que nos últimos dias tem registrado cenas de violência.

O sacerdote repetiu o gesto de Jesus feito com os apóstolos, lavando e beijando os pés de 12 membros das pastorais e movimentos da Paróquia do Rosário.
A celebração foi concluída com a Trasladação do Santíssimo Sacramento até a Catedral.

As paróquias Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Morro, São João Batista no bairro Vila Sinhá e no Perpétuo Socorro realizaram também a Missa da Ceia do Senhor.

Na paróquia São Sebastião no município de Tracuateua, a Missa da Ceia do Senhor foi presidida pelo pároco Ari Silva. Os fiéis também vivenciaram a Cerimônia do Lava-pés.

Reportagem: J. Bahia
Fotos: Fabrício Bragança / Beto Amorim / Pascom