Semana Santa 2022: Paróquias celebram a Sexta-Feira da Paixão do Senhor

As paróquias de Bragança celebraram nesta sexta-feira, o segundo dia do Tríduo Pascal. Durante a tarde, no Ginásio de Esportes Dom Eliseu Coroli, os fiéis recordaram a condenação, prisão, paixão e morte de Jesus na Cruz.

A celebração foi iniciada por volta das 14h30 com a Via-Sacra, seguida pela ação litúrgica presidida pelo bispo Dom Jesus Maria, acompanhado dos padres Raimundo Elias e Pablo Misley que se prostraram diante do altar em um profundo silêncio.

Em cumprimento as medidas protetivas contra a Covid-19, apenas os sacerdotes participaram do Beijo da Cruz.

PROCISSÃO DO SENHOR MORTO.

À noite, foi realizada a Procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, que saiu da Catedral Nossa Senhora do Rosário cumprindo novo itinerário, passando pelo bairro do Cereja.

No percurso, houve o Canto da Verônica interpretado por Emily Carine, integrante da equipe Missa das Crianças. Os p
aroquianos ornamentaram suas casas com velas e a imagem de Jesus Crucificado.

O sétimo e último cântico da Verônica, ocorreu dentro da Catedral lotada de fiéis.

O Pe. Pablo Misley, fez a pregação destacando que a Igreja está em silêncio à espera da Ressurreição de Cristo. Na sequencia, convidou os presentes a cantar o hino “Vitória Tu Reinarás”, reforçando que os cristãos foram salvos pela cruz e fez uma reflexão sobre quatro partes do livro do Profeta Isaias.

Ao final, os paroquianos em silêncio puderam ficar mais próximos das imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.

Reportagem: J. Bahia, Maycon Ribeiro e Fabrício Bragança.