Monsenhor Possidônio será ordenado Bispo neste sábado

O Monsenhor Raimundo Possidônio, Vigário-Geral da Arquidiocese de Belém, será ordenado bispo neste sábado (23). A cerimônia de ordenação episcopal ocorrerá às 9h, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, distrito da capital paraense.

O Sacerdote Ordenante será Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Arcebispo de São Luís (MA), tendo como coordenantes Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém e Dom Jesus María Cizaurre Berdonces, bispo de Bragança.

A celebração contará com a participação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispos do Regional Norte II, Padres, Diáconos e Seminaristas.

O público acompanhará ordenação na parte externa da igreja através de telões.

Quem é o novo bispo?

Raimundo Possidônio nasceu em Icoaraci, no dia 31 de março de 1954. Foi ordenado sacerdote em 24 de junho de 1978. É filósofo e teólogo com especialização em História da Igreja na América Latina, possui mestrado em História Eclesiástica em Gregoriana e doutorado em História da Igreja.
Icoaraci e a igreja Matriz do distrito foram escolhidos por serem local de origem do monsenhor.

Possidônio tem experiência como administrador da Arquidiocese de Belém, onde foi vigário-geral e coordenador de Pastoral. Foi responsável de oficializar a devoção de dois padroeiros da Igreja Matriz de Icoaraci, a única na Arquidiocese de Belém a ter co-padroeira. Raimundo Possidônio recebeu o título oficial de monsenhor em 2010.

A Posse

O Bispo Coadjutor tomará posse no dia 30 de abril, às 16 horas, em Bragança. Raimundo Possidônio irá atuar auxiliando Dom Jesus Maria, Bispo Diocesano.

As Rádios Rosário e Educadora FM, transmitirão ao vivo a cerimônia de ordenação a partir das 08:45h deste sábado.
Reportagem: J. Bahia

Foto: Luiz Estumano