Diocese de Bragança empossará seu 4º Bispo neste sábado

Desde a sua criação em 13 de outubro de 1981, a Diocese de Bragança teve em sua história três administradores apostólicos, são eles: Dom Miguel  Giambelli, Dom Luís Ferrando e Dom Jesus Maria (atual bispo). Dom Possidônio, bispo coadjutor, será o quarto a ser empossado.

O primeiro Bispo Prelado de Bragança foi o italiano Dom Eliseu Maria Coroli, sacerdote barnabita que administrou a Prelazia do Guamá no período entre 1940 a 1977.

Já o primeiro Bispo Diocesano, foi o também italiano Dom Miguel Maria Giambelli, no período de 1980 a1996. Ele renunciou por limite de idade.

O segundo Bispo, Dom Luís Ferrando, foi o último italiano no comando da diocese bragantina entre de 1996 e 2016. Renunciou por limite de idade.

O terceiro Bispo, ainda em atividade, é o espanhol Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, titular na diocese desde 2016.

Bispo Coadjutor, Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, será o quarto na história da diocese. É o primeiro brasileiro a alcançar esta posição em Bragança. Paraense, é natural de Icoaraci, distrito de Belém. Ele irá auxiliar Dom Jesus.

Dom Possidônio será acolhido durante a Missa Solene de Posse Canônica neste sábado, às 16h, no ginásio Corolão, em Bragança.

A solenidade contará com a presença dos bispos: Dom Jesus Maria Berdonces (Bispo de Bragança), Dom Alberto Taveira (Arcebispo da Arquidiocese de Belém), Dom Antônio de Assis (Bispo Auxiliar de Belém), Dom João Muniz (Bispo da Diocese do Xingu), Dom Jesus Maria López Mauleón (Bispo da Prelazia do Alto Xingu-Tucumã) e Dom Luís Ferrando (Bispo Emérito da Diocese de Bragança).

A celebração contará ainda com a participação de padres diocesanos, diáconos, seminaristas, familiares do bispo, autoridades civis, convidados e caravanas vindas de municípios que integram a diocese.

Raimundo Possidônio, de 68 anos, tem como lema de episcopado a frase: “Evangelizar é minha missão”.

Ordenado sacerdote em 24 de junho de 1978, recebeu o título oficial de monsenhor em 2010. É filósofo, teólogo com especialização em História da Igreja na América Latina, possui mestrado em História Eclesiástica em Gregoriana e doutorado em História da Igreja.

Dom Possidônio foi ordenado bispo no último sábado, 23 de abril, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.

A Diocese de Bragança está ligada à Província Eclesiástica de Belém e ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Reportagem: J. Bahia