As vésperas do período de veraneio, estrada para Ajuruteua necessita de manutenção

Com a aproximação do período de veraneio no início de julho, aumenta o fluxo de veículos em direção à praia de Ajuruteua, assim como os riscos para os motoristas. Antes do aumento do trafego na rodovia, existe urgência de manutenção na PA-458.

Em alguns trechos, a vegetação invadiu a pista, impedindo a visibilidade das placas de sinalização e tornando as curvais mais perigosas.

O mato não permite a contemplação de paisagens ao longo do percurso, sobretudo na “Ilha do Roque”, onde diversas espécies de aves podem ser vistas. Em alguns pontos da estrada, o asfalto sofreu ondulações necessitando de correções.

A ponte sobre o Furo Grande não está comprometida, no entanto, um dos amortecedores perdeu sua utilidade e provocou um pequeno desnível na ponte.

O tráfego de veículos está normal, uma placa de sinalização colocada no local alerta os condutores para o uso de meia pista. A troca por um novo amortecedor deverá corrigir o defeito.

Construída em 1990, a ponte necessita de um novo guarda-corpo e novas luminárias. A manutenção da via é de responsabilidade do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Transportes (SETRAN).

Já na praia, está em andamento mais uma etapa da sua urbanização. Obra contempla 16 restaurantes, 13 quiosques, uma praça central, uma guarda do corpo de bombeiros, asfaltamento da via, ciclovia, paisagismo, iluminação, calçadão com guarda corpo, equipamentos públicos e escadarias com rampas.

Reportagem e fotos: J. Bahia e Maycon Ribeiro

Ilustração: ASCOM