Festa de São Pedro mobiliza comunidades em Bragança

Uma das festividades mais tradicionais do mês junino é a de São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica. No Brasil ele é o padroeiro dos pescadores.
Em Bragança no bairro da Aldeia a comunidade pertencente a Paróquia do Rosário dá prosseguimento a sua festividade até esta quarta-feira (29) (foto).

O tema: ”Com São Pedro busquemos a luz da fé cristã para ensinar com amor”.

Nesta terça-feira (28) a noite sairá a romaria da igreja de São Pedro até a igreja de São Geraldo Magela no mesmo bairro.

Quarta-feira, também pela parte da noite, a imagem de São Pedro colocada em uma maquete de embarcação será reconduzida até sua igreja no bairro da Aldeia.

Na Vila dos Pescadores, comunidade pertencente à Paróquia do Perpétuo Socorro, a festa em louvor a São Pedro desenvolve o tema: “Com São Pedro aprendemos a falar com sabedoria e a ensinar com amor”.

Nesta terça-feira (28) ocorrerá a trasladação com a imagem de São Pedro saindo da Vila dos Pescadores até a comunidade Nossa Senhora da Conceição em Ajuruteua, depois, seguirá até a “Ponte Grande” onde pernoitará.

No dia 29 de junho, quarta-feira, Dia de São Pedro, a comunidade será despertada com alvorada festiva. As 08:00h sairá a procissão fluvial da ponte do Furo Grande até a Vila dos Pescadores com queima de fogos em homenagem ao padroeiro. A imagem ainda será conduzida no andor até a igreja para a celebração da Santa Missa. A tarde haverá leilão e sorteio de prêmios.

Reportagem: J. Bahia