Sexta, 08 Julho 2022 11:45

Bragança, é de Deus a melhor criação

Estava coberto de razão o poeta Antônio Telles de Castro e Sousa ao escrever: “Esta terra ideal de Bragança, é de Deus a melhor criação”.

Quem nasceu ou escolheu para viver em Bragança sabe o tamanho do significado da frase acima.

Fundado em 1613, o município de Bragança comemora nesta sexta-feira, 08 de julho de 2022, 409 anos. Segundo o pesquisador e memorialista José Ribamar Gomes de Oliveira, a denominação “Pérola do Caeté” surgiu a partir do dia 03 de abril de 1908, quando chegou a Bragança uma caravana composta pelo governador do Pará, Augusto Montenegro e seus secretários para a inauguração da estrada de ferro.

O governador saiu da Estação Ferroviária - atual Praça de Eventos - e caminhou pela Trav. Senador José Pinheiro, passando a Rua Justo Chermont até o Palacete Augusto Corrêa. Ao usar da palavra, disse ao povo: “Bragantinos, eu vim trazer a fita de aço que envolve a Pérola do Salgado”. Bragança era considerada a segunda cidade mais importante do Pará. Em 1964, em pleno governo militar, a Estação Ferroviária fechou suas portas e o município começou perder sua importância.

Foi então que os poetas Gerson Guimarães e Jorge Ramos reuniram um grupo formado por Emílio Ramos, Antônio Pereira, José Maria Cardoso e outros nomes influentes na Praça do Congresso Eucarístico, atual Praça da Catedral, para discutir política. Foi quando Gerson Guimarães questionou, como Bragança seria conhecida? Após discussões, decidiram que a partir daquele momento, a cidade seria denominada como a “Pérola do Caeté”.

As fotos de J. Bahia mostram o formoso Rio Caeté, visto da Vila do Bacuriteua.

Texto: J. Bahia