Segunda, 11 Julho 2022 11:22

Primeira aluna do Quilombo formada pelo SERB ingressa na Universidade Publica

A estudante Francinalva Silva da Silva, de 32 anos, foi a primeira integrante da Associação Remanescente da Comunidade Quilombola do América (ARQUIA) a ingressar em uma universidade pública.

A aprovação no vestibular do Instituto Federal do Pará (IFPA) para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, foi motivo de orgulho para os moradores do quilombo, que festejaram no último sábado à tarde (09/07) a conquista da moradora.

Francinalva nasceu na Vila do Tamamateua, reside há 12 anos no quilombo e pensou em desistir de frequentar a escola para cuidar dos quatro filhos. Foi incentivada pela presidente Roseti Araújo e membros da diretoria da ARQUIA a prosseguir estudando. Roseti sugeriu que Francinalva se matriculasse no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB).

A proposta foi aceita e mesmo com as dificuldades da pandemia, Francinalva concluiu o Ensino Médio estudando em casa ouvindo as aulas pelo rádio. Sem fazer cursinho, ela foi aprovada em 7º lugar no processo que classificou 45 vestibulandos para o IFPA. Agora, Francinalva está próxima de realizar em um futuro próximo, o sonho de ser professora da comunidade. Ela ficou emocionada quando ouviu a clássica música da Marcha do Vestibular.

Reportagem e fotos: J. Bahia