Bragança e os 40 anos da páscoa de Dom Eliseu

As missionárias de Santa Teresinha celebram nesta sexta-feira (29) os 40 anos de falecimento de seu fundador, Dom Eliseu Maria Coroli.

Nesta semana, três programas foram apresentados pelas Irmãs Benedita Vieira e Lucilene Moreira na Rádio Rosário FM, relatando trechos da vida missionária do Servo de Deus.

Dom Eliseu Maria Coroli nasceu em Castelnuovo, pequeno povoado da Província de Piacenza, na Itália, em 9 de fevereiro de 1900. De família humilde, Eliseu conheceu a dureza da vida de lavrador. Para estudar, tinha que andar quilômetros a pé. No período do inverno, o frio e a neve dificultavam as grandes caminhadas. Cresceu num ambiente sadio, onde o trabalho, o respeito e a oração frequentes uniam a família.

O desejo de encontrar a "verdadeira felicidade", levou o pequeno Eliseu a ingressar na Escola Apostólica da Congregação dos Padres Barnabitas, em Gênova, na Itália, vindo como padre para o Brasil em 1924.

Em Bragança, foi fundador de obras essenciais para a formação e a saúde do homem. Dentre suas grandes realizações estão a Escola Normal Santa Teresinha (IST), a Maternidade Nossa Senhora da Divina Providência e Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha, Rádio Educadora de Bragança, Seminário Santo Alexandre Sauli e Centro de Treinamento.

Instituto Santa Terezinha (IST)

Rádio Educadora de Bragança

Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria

Em outubro de 1940, foi sagrado Bispo da Prelazia do Guamá. Aos 82 anos, fez sua páscoa no dia 29 de julho de 1982.

Nesta sexta-feira, na Catedral do Rosário, Dom Possidônio, bispo coadjutor da Diocese de Bragança, celebrará missa pela passagem dos 40 anos de falecimento de Dom Eliseu.

Sua fama de santidade, mesmo antes de morrer, foi reconhecida por todos. Era chamado de “O Bispo da Alegria” ou “Missionário da Amazônia”.

Em 10 de agosto de 1996 foi feita a abertura solene do Processo de Beatificação e Canonização de Dom Eliseu que passou a ser chamado Servo de Deus.

O Memorial de Dom Eliseu Maria Coroli localizado no Instituto Santa Teresinha e reúne fotos, móveis, vestuário, relicários e vasto material utilizado pelo sacerdote ao longo de sua vida pastoral.

O túmulo de Dom Eliseu encontra-se na capela mortuária no interior da Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Bragança/PA.

Reportagem: J. Bahia

Fotos: J. Bahia e acervo do memorial.