“Japão” espera entrar para a história de Bragança

A Secretaria de Estado de Cultura promoveu o concurso 'São Benedito de Arte Popular' concluído no último dia 21 e que contou com a participação de 15 esculturas. Através da enquete popular o escultor Valdecir dos Santos, conhecido como “Japão”, foi o primeiro colocado com 752 votos.

Valdecir (46 anos) é natural do município de Viseu, onde colheu os primeiros ensinamentos através de cursos de escultura proporcionados pelo Padre Carlos Verzeletti, atual bispo da Diocese de Castanhal.

Para disputar o concurso, o escultor se inspirou na imagem original de São Benedito que se encontra no altar da igreja no centro histórico de Bragança. Dentre as obras esculpidas pelo artista, destacam-se a réplica da imagem de São Benedito que é conduzida na procissão do dia 26 de dezembro, a imagem de Nossa Senhora do Rosário (Padroeira de Bragança), a barca do descobrimento de Bragança e demais imagens localizadas na área externa da Catedral. As imagens foram uma solicitação do Pe. Gerenaldo Messias (Vigário da Diocese), grande incentivador do artista.

“Japão” será chamado pelo Diretor de Estado de Cultura, Junior Soares, para os primeiros entendimentos na SECULT com a possibilidade do próprio escultor construir a imagem de 16 metros no mirante na Vila Que Era. Segundo Valdecir, a ideia inicial é confeccionar a estátua em fibra por ser mais leve e resistente.

As obras de reforma do mirante e construção da estátua estão previstas para iniciar no mês de setembro, via Governo do Pará, por meio da Secult e Sedop.

Reportagem e foto - Jota Bahia