Tracuateua celebra Círio de Nazaré

Com o tema "Maria Modelo de Santidade, sede santos como nosso Pai que está no céu é santo", a Paróquia São Sebastião em Tracuateua realizou na manhã deste domingo (18), a 61º edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A programação teve inicio no dia 21 de julho de 2019 com peregrinações, visitas, celebrações e romarias. Em 2018, não houve Círio no município.

A procissão teve inicio às 07:00h após a Santa Missa e benção aos fiéis na Capela de Nossa Senhora de Nazaré. O cortejo percorreu cerca de 1,6 km e durou pouco mais de 3 horas. Muitos moradores ornamentaram as frentes das suas casas para mostrar a fé e devoção a Virgem de Nazaré.

Para o Padre Carlos Afonso, pároco de Tracuateua, "o Círio foi uma alegria muito grande para nós, pois tem todo aquele valor que costumamos ter com a nossa fé em Nossa Senhora e a piedade do povo, e esse círio tem uma característica de libertação, vitória e dignidade religiosa, ele trouxe para nós a maturidade nessa conquista e luta que tivemos no ano passado, pois nosso povo manifestou amor e fé pela igreja, por esse e outros motivos, o Círio 2019 em Tracuateua foi uma benção e uma graça que nós alcançamos".

O SAMU de Tracuateua, Tiro de Guerra 08/002 e o Corpo de Bombeiros de Bragança estiveram prestando apoio a procissão. Os militares do Corpo de Bombeiros fizeram um levantamento do número de fiéis no Círio e eles estimam que aproximadamente 4.200 pessoas estiveram presentes.

Ao término da procissão, houve a Santa Missa campal em frente a Paróquia de São Sebastião presidida pelo Pe. Afonso. A programação religiosa do Círio na terra dos ipês encerra no próximo domingo (25 de agosto) com missa do recírio e o traslado da imagem para o centro de Nossa Senhora de Nazaré.

Reportagem e Fotos - Fabrício Bragança