SUS implanta programa saúde na hora em Bragança

O Sistema Único de Saúde (SUS) implantou em Bragança, o programa do Governo Federal Saúde na Hora, que oferece incentivo financeiro federal para funcionar Unidades de Saúde da Família (USF) no horário do almoço, período noturno e/ou fins de semana.

O Programa Saúde na Hora, lançado em maio desse ano, pelo Ministério da Saúde, amplia os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde e a partir da adesão ao programa, as unidades que recebiam R$ 21,3 mil para custeio de até três equipes de Saúde da Família passam a receber R$ 44,2 mil e, caso optem pela carga horária de 60h semanais, receberão um incremento de 106,7% ao incentivo de custeio. Ainda com a opção de funcionamento por 60h, caso a unidade possua atendimento em saúde bucal, o aumento pode chegar a 122%, passando de R$ 25,8 mil para R$ 57,6 mil.

Em Bragança já temos Unidades de Saúde da Família atuando pelo programa, as unidades do bairro da Aldeia e Riozinho estão atendendo até as 20 horas, de segunda a sexta-feira. O programa inclui consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal.

Reportagem e foto - Fabrício Bragança