Primeira semana do Sínodo é concluída

Foi concluída no último sábado (12) a primeira semana do Sínodo para Amazônia, evento realizado no Vaticano que reúne 250 participantes, dentre eles, 187 bispos dos 9 países que compreendem a região amazônica: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Os depoimentos do sábado além de ressaltarem a problemática que é a Violência na Amazônia, também se voltaram para um assunto muito discutido no mundo atualmente, os direitos da mulher, em especial para a Igreja Católica, o diaconato de mulheres.

De acordo com Dom Jesus, bispo da Diocese de Bragança, "na sala sinodal existe um grupo de aproximadamente 30 ou 40 mulheres que quando toca esses temas referentes as mulheres elas batem palma, elas manifestam sua presença e a sua aprovação, um outro tema discutido foi da ordenação de homens casados, assunto que está perdendo força embora ainda tenha muita gente que defenda esse tema".

Ontem, domingo (13), houve celebração solene na Praça de São Pedro onde o Papa Francisco canonizou cinco pessoas, entre elas, a Irmã Dulce, religiosa brasileira conhecida como o “anjo bom da Bahia”.

"É uma irmã brasileira, do nordeste, que certamente com seu exemplo de acolhida dos mais pobres, dos mais enfermos, manifestou a graça de Deus naquelas pessoas que estavam sendo acolhidas", destacou Dom Jesus.

Ainda restam duas semanas de evento, o Sínodo será concluído no dia 27 de outubro.

Reportagem – Marcelle Pires