Reconstrução do Mirante de São Benedito está avançada

As obras de reconstrução do Mirante de São Benedito, em Bragança estão dentro do cronograma. Os trabalhos começaram em setembro com a demolição e retirada de entulhos que faziam parte da imagem anterior. A obra é bancada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

A empresa Paulo Brígido Engenharia segue com a construção da estrutura de concreto, onde o novo monumento será fixado. A base da estátua permanece a mesma, com 8 metros de altura. A imagem de São Benedito será confeccionada em fibra pelo artesão Valdecir dos Santos, “Japão”, que também foi o vencedor do concurso de protótipos realizado no mês de julho. A moldura, no entanto, está sendo produzida em polietileno.

A previsão é que em 10 dias sejam concluídos os trabalhos de concretagem feitos pela empresa de engenharia e a estátua comece a ser modelada pelo artesão, com 16 metros e meio de altura. A forma da escultura está toda produzida, começa pela saia, depois pela cintura até chegar à cabeça. O trabalho é todo manual.

O Governo do Estado está investindo R$ 870 mil na construção do novo monumento e revitalização dos 2.500 metros de área do Mirante. A previsão é que as obras sejam entregues à população em dezembro por ocasião da festividade deste ano.

Reportagem e fotos - Jota Bahia