Círio leva devotos de Nossa Senhora de Nazaré às ruas de Bragança

Foto / Marcelle Pires

O Círio em louvor a Nossa Senhora de Nazaré ocorrido em Bragança neste domingo (10) reuniu milhares de pessoas nas ruas da cidade. A procissão começou com a Santa Missa às 6 horas na Igreja de São Benedito, presidida pelo Pe. Mayron Chrystyan. Às 07:15, o Pe. Silvio, da paróquia Mãe do Perpétuo Socorro conduziu a imagem até a porta da igreja e em seguida caminhou até a Berlinda que estava em frente ao Calçadão da Orla.

O Manto da Santa destacava o verde da Amazônia. A Berlinda foi ornamentada por uma equipe de bragantinos: Clotilde Costa, Cristina Célia, Danilo Lisboa e Leo Lisboa, que utilizaram 1.160 Rosas e Astromélias naturais adquiridas em São Paulo. A corda de Sisal com extensão de 200 metros foi disputada pelos promesseiros.

No trajeto de aproximadamente 4 km, muitas homenagens foram prestadas, destacando-se o pipocar de fogos registrados nos bairros do Riozinho e Alegre. Muitas residências tiveram suas fachadas ornamentadas com réplicas da imagem de Nossa Senhora. Devotos se empenharam na doação de água aos peregrinos.

O 116º Círio de Bragança foi um dos mais rápidos. Às 09:40 da manhã a Berlinda chegou a Praça da Catedral, local da missa campal presidida pelo bispo Dom Jesus Maria e concelebrada por vários sacerdotes. Sob sol causticante, devotos participaram da missa dominical. Após a bênção final, a imagem da Virgem de Nazaré foi conduzida pelo juiz da festividade Cinaldo Luiz até o interior da Catedral onde foi repassada a membros da diretoria e colocada em seu Nicho.

As flores da Berlinda e a corda foram doadas aos devotos. Durante esta semana, todas as noites, às 19 horas, haverá Santa Missa. Cada paróquia organizará sua romaria trazendo em um andor, a imagem da Padroeira, para que seja iniciada a Celebração Eucarística.

Reportagem - Jota Bahia