Terça, 03 Dezembro 2019 13:13

Feira Literária incentiva leitura e arte em Bragança

A partir desta quarta-feira (04), Bragança sediará a “Festa Literária”, uma expansão da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A “Festa Literária” acontece no período de 4 a 8 de dezembro no Liceu de Música administrado pela UEPA (Universidade Estado do Pará), que foi adaptado para receber os estandes com centenas de livros.

A solenidade de abertura ocorrerá nesta quarta-feira, às 17 horas, no Auditório Multivozes; em seguida, às 19h30min haverá o Encontro Literário com escritores bragantinos e às 21 horas, show com a cantora paraense Lucinha Bastos e Banda.

Em cada dia a programação da feira dará poder de fala as mais variadas vozes de personagens/grupos presentes na sociedade. Na quinta-feira (05), Vozes LGBTQIA+ e Vozes Urbanas; Sexta-feira (06), Vozes do Imaginário; Sábado (07), Vozes Indígenas e Vozes da Mulher; e no domingo (08), Vozes dos Homenageados e Vozes Afro-Brasileiras.

Nesta quinta-feira (05), a programação inicia as 10 horas com a Contação de História, seguido do Papo Cabeça com Giselly Corrêa (Bragança) e Intervenção Artística com Adriane Sousa (IFPA-Bragança); Também haverá Palestra, Roda de Conversa e Encontro Literário. Às 21 horas, na programação cultural acontecerá o Traslado da maruja e momento de cultura popular de Bragança.

Dia 06 (sexta-feira), a programação segue o mesmo esquema do dia anterior com poucas modificações, haverá às 11 horas o Sarau “Encharcado” com Renato Gusmão. A programação cultural do dia, às 21 horas, é com o cantor Almirzinho Gabriel.

No sábado pela manhã, os cordelistas dominarão a cena com o Sarau de Cordel. Nos dias 07 e 08 quem fechará a programação da feira são os cantores Alex Ribeiro e Toni Soares respectivamente.

Além da liberação da compra dos livros através do Cred Livro, a coordenação elaborou uma série de oficinas a serem desenvolvidas durante o período:

- A Oficina Poesia e Canção será realizada de 4 a 7 de dezembro tendo como instrutor Paulinho Moura (músico e compositor).

- A Oficina: Nanoconto & Micropoema: Teoria e Prática terá como instrutor Alfredo Garcia (Escritor, jornalista, radialista e mestre em estudos literários).

- A Oficina: Portifólio para Artes Visuais será voltada para artistas e profissionais que atuam nas mais diversas artes visuais, o instrutor, Pablo Mufarrej (artista, professor, pesquisador e curador independente).

- A Oficina: Jogos Teatrais visa como público educadores e terá a frente Keila Andréa Cardoso dos Santos (Mestre em Artes, Técnica em Gestão Cultural)

- Também haverá o Workshop: Elaboração de Projetos com  o instrutor Rulli Moretti, destinada ao público que atua no campo da produção artística e cultural.

Para se inscrever o participante deve enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Festa Literária de Bragança é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Associação Sociocultural e Recreativa de Bragança (ASCUBRA) e apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Fundação Cultural do Pará, Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Bragança) e Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio do Liceu de Música de Bragança, integrando as políticas públicas de fomento ao livro, à leitura e à difusão das linguagens e expressões culturais e artísticas.

Reportagem e foto - Jota Bahia