Segunda, 06 Janeiro 2020 14:39

Dom Jesus celebra missa de aniversário natalício

Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces (Bispo da Diocese de Bragança) de nacionalidade espanhola, nascido em Navarra no dia 06 de janeiro de 1952, completa hoje mais um ano de vida.

Filho de Santiago Cizaurre e Maria Berdonces. Começou sua trajetória religiosa em 10 de setembro de 1972, em Monachil (Granada - Espanha), na Ordem dos Agostinianos Recoletos. Cursou os estudos teológicos em Granada e foi ordenado sacerdote no dia 26 de junho de 1976.

Chegou ao Brasil em 12 de janeiro de 1977; serviu como missionário na Prelazia de Marajó (Pará), por 13 anos. Foi formador dos seminaristas Agostinianos Recoletos em São Paulo, no período de 1990 a 1994. Ocupou os cargos de Superior e Pároco na Comunidade de São José de Queluz, em Belém do Pará de 1994 a 1997. Foi ainda Superior Maior da Província Santo Tomás de Vila nova, no Brasil.

Foi designado 3º Bispo da Prelazia de Cametá, pelo Papa João Paulo II, em 23 de fevereiro de 2000, sua ordenação episcopal e posse foi realizada em Cametá no dia 07 de maio de 2000; Dom Jesus esteve a frente da Prelazia de Cametá até sua ereção como Diocese, em 06 de fevereiro de 2013, passando a ser o primeiro bispo diocesano. Como titular da nova diocese, permaneceu até 17 de agosto de 2016, quando o Papa Francisco o transferiu para a Diocese de Bragança.

Para comemorar seu aniversário, houve uma missa solene às 6 horas desta segunda-feira (06) na Catedral Nossa Senhora do Rosário, presidida por Dom Jesus e concelebrada pelos Padres Raimundo Elias (Catedral do Rosário), Mairon Christian (Catedral do Rosário) e Gerenaldo Messias (São João Batista). Ao término da santa missa, Dom Jesus recebeu os parabéns dos presentes.

Reportagem e fotos - Fabrício Bragança

A Fundação Educadora de Comunicação é constituída por duas rádios, a Educadora FM (93.7), a Rosário FM (106.7), uma emissora de TV (canal 30) e um site. Tem por objetivo promover para o povo bragantino uma programação que enaltece a educação, cultura, esporte e evangelização. São mais de 6 décadas evoluindo e inovando. (+)