Chuva impede procissão de São Benedito e São Sebastião

A intensa chuva que desabou na tarde desta segunda-feira(20) no município de Tracuateua impediu a realização da tradicional procissão com as imagens de São Sebastião e São Benedito. O cortejo faz parte da festividade que homenageia São Sebastião, padroeiro da cidade e São Benedito, o santo de devoção da Marujada.

Em decorrência do comprometimento das estruturas da igreja matriz, a missa solene foi realizada no interior do Salão Paroquial, presidida pelo bispo diocesano de Bragança Dom Jesus Maria e concelebrada pelo Pároco Carlos Afonso. Dom Jesus destacou as virtudes dos dois santos: a coragem de São Sebastião, um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus; e São Benedito que teve uma vida exemplar, de trabalho, oração e ajuda a todos.

Se não chover nesta terça-feira (21) à tarde, a procissão será realizada e logo em seguida ocorrerá a tradicional derrubada dos mastros fincados no centro da Praça Matriz.

Por ter dois santos, a festa se desenvolve com 4 juízes, a festividade de São Benedito tem como juiz, Lucas Pinheiro e juíza, Maria Bernadete Barros de Melo. A festividade de São Sebastião tem como juiz, Nádio Pinheiro e juíza, Lenilda Reis. Eles passarão os bastões na noite desta terça-feira (21) aos novos juízes 2021. De São Benedito: Benedito Moraes dos Reis e Ana Maisa. De São Sebastião: Adílio Reis e Janete Sousa.

A Marujada de Tracuateua é uma tradição que completa 73 anos, foi fundada em 1946 e sua primeira apresentação em público ocorreu no ano seguinte, 1947.

Reportagem e fotos - Jota Bahia