Ciretran Bragança adere greve mas não paralisa atividades

Servidores do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran) da Circunscrição Regional de Trânsito de Bragança (Ciretran) que atende com serviços no Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran) aderiram a greve do órgão que teve inicio na última segunda-feira (20). A greve dos servidores é contra as perdas salariais e a terceirização da vistoria de veículos.

De acordo com a direção geral do Detran, o principal motivo para a terceirização da vistoria de veículos é dar opção aos usuários. Se a terceirização for aprovada, caberá a empresa cadastrada realizar a vistoria para "transferências de propriedade e jurisdição", deixando os outros serviços para os vistoriadores do Detran.

Atualmente, as vistorias no Detran estão custando entre R$ 30,00 e R$ 40,00; o serviço é prestado por poucos servidores no estado do Pará, a agência do órgão em Bragança conta com 2 vistoriadores e atende uma demanda de pelo menos 4 municípios (Bragança (sede), Augusto Corrêa, Tracuateua e Viseu).

Apesar da greve os serviços de entrega de documentos, terminal de auto atendimento, serviços terceirizados e alguns serviços que não necessitam de vistorias estão acontecendo normalmente. Os serviços relacionados a habilitação estão parados. A agência está funcionando normalmente de segunda a sexta-feira, das 08 às 13 horas.

Reportagem e fotos - Fabrício Bragança