Sexta, 31 Janeiro 2020 10:29

Calouros de Bragança festejam acesso a UFPA

Foto / Marcelle Pires

Na tarde desta quinta-feira (30) a UFPA divulgou o listão dos aprovados no Processo Seletivo 2020. A  divulgação do listão é um momento singular para os estudantes que passaram o ano anterior estudando e se preparando para ingressar à universidade.

Kelvin Marlon (17 anos), um dos calouros aprovados em Bragança, passou para 5 instituições, mas, cursará Ciências Biológicas na Universidade Federal do Pará, ele diz que visando à aprovação tem se dedicado aos estudos voltados ao Enem desde 2018, “foi bem difícil, pois eu não era bom em muitas áreas, mas a ajuda e motivação de professores tanto da escola (Rio Caeté) quanto do cursinho me ajudaram nisso tudo, sempre me apoiando e me motivando a continuar”.

O calouro fala da emoção ao tomar conhecimento da aprovação, "meu mestre, professor Carlos Fernandes (conhecido como Piolho) estava raspando minha cabeça, comemorando as outras aprovações quando meu nome foi citado na Rádio Educadora no curso de Ciências Biológicas. Nesse momento, todos ao meu redor, ao ouvirem meu nome vibraram comigo, e não teve outra, chorei bastante, foi uma emoção gigantesca, principalmente por comemorá-la com meus amigos, professores e familiares".

Kelvin ainda ressalta a importância do ensino superior público, “é algo incrível, pois vai me proporcionar um ensino superior de qualidade gratuitamente. O ensino superior público é algo excelente por oferecer oportunidades mais acessíveis às pessoas que não podem, por exemplo, pagar uma faculdade privada”.

De acordo com dados da UFPA, 94.000 candidatos disputaram uma das 7.691 vagas para os 191 cursos de graduação disponíveis na instituição.