Semma apreende carga de caranguejos-uçá em Bragança

A Secretaria Municipal de Meio de Ambiente de Bragança (SEMMA) realizou na noite de sábado (15), a apreensão de 4 mil caranguejos-uçá na comunidade do Tamatateua (zona rural de Bragança). Os fiscais do órgão receberam denúncia anônima dando conta de que na localidade havia um veículo carregado com os crustáceos que estavam em período de defeso.

Os fiscais contaram com o apoio da Guarda Civil Municipal de Bragança e da Polícia Militar para realizar a apreensão da carga. Os 4 mil crustáceos foram conduzidos até o prédio da secretaria para contagem e verificação do estado de conservação; após a vistoria, foi constatado que apenas 60% dos caranguejos tinham condição de serem devolvidos ao seu habitat natural, durante a madrugada eles foram colocados em uma área de mangue. Os 40% restantes, foram doados a abrigos e em bairros carentes de Bragança.

O próximo período de defeso do caranguejo-ucá acontecerá entre os dias 10 e 15 de março; segundo a Semma, as fiscalizações irão continuar, pescados da espécie “Mero, Gurijuba e Pargo” também estão em período de defeso.

Reportagem e fotos - Fabrício Bragança