Segunda, 24 Fevereiro 2020 09:54

Escola Monsenhor Mâncio completa 120 anos

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Mâncio Ribeiro completa nesta segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020, 120 anos de fundação. O estabelecimento foi fundado pelo professor José Quintino de Castro Leão Jr., oriundo da cidade de Recife (PE) e que se casara com uma ilustre bragantina.

No inicio de sua trajetória educacional, a escola funcionou com o nome de: Grupo Escolar Corrêa de Freitas, tinha por endereço a Rua General Gurjão (onde hoje está o Hotel Alternativo). Nesse local funcionou até o ano de 1929, quando em homenagem a um grande cidadão ligado a Igreja Católica que falecera naquele ano, recebeu o nome de: Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro. Nesse ano a escola mudou de endereço e passou a funcionar no prédio situado a Travessa Senador José Pinheiro – Centro (atualmente Liceu de Musica de Bragança). O prédio foi construído em estilo palacete, todo simétrico. No local, o educandário funcionou até o dia 08 de março de 2008, quando por ordem da 1ª Unidade Regional de Educação, foi transferido para o prédio do antigo CAIC, onde está até o momento.

Muitas gerações deram seus primeiros passos nos corredores e salas da escola secular. Muitas manifestações culturais e educacionais tem suas raízes na Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro, dentre as quais, a Feira da Cultura do Município de Bragança e a Semana da Pátria, um dos maiores eventos futebolísticos do país.

A Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro é um marco que divide a história da educação em nossa região e no estado, pois se constitui a segunda escola mais antiga em funcionamento no Pará. Todo o processo educacional formal está antes ou depois do Mâncio Ribeiro.

Reportagem - Jota Bahia
Colaboração - Profº Hugo Costa

A Fundação Educadora de Comunicação é constituída por duas rádios, a Educadora FM (93.7), a Rosário FM (106.7), uma emissora de TV (canal 30) e um site. Tem por objetivo promover para o povo bragantino uma programação que enaltece a educação, cultura, esporte e evangelização. São mais de 6 décadas evoluindo e inovando. (+)