Missa abre a Quaresma em Bragança

As quatro paróquias de Bragança iniciaram nesta quarta-feira (26) o período quaresmal. Houve missa com a imposição das cinzas nas paróquias São João Batista (Vila Sinhá), Sagrado Coração de Jesus (Morro), Perpétuo Socorro e Nossa Senhora do Rosário (Centro).

A Missa de Cinzas na Paróquia da Catedral foi realizada as 18 horas no Ginásio de Esportes Dom Eliseu. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Bragança, Dom Jesus Maria e concelebrada pelos padres: Raimundo Elias e Myron Chrystyan. Foi apresentado o cartaz da Campanha da Fraternidade 2020.

Em sua homilia, Dom Jesus pregou aos féis a reconciliação com Deus, destacando que a Quaresma é o tempo de retornar a Casa do Pai e propôs aos católicos três práticas recomendadas pelo Papa Francisco:

A ESMOLA

O cristão deve repartir o que tem com os outros, pois quem ajuda aos pobres, garante um tesouro no céu.

ORAÇÃO

O bispo disse que Jesus pediu aos apóstolos que orassem muito. A oração deve ser com o coração, silenciosa, através dela os fiéis podem pedir, mas, com o dever de doar.

JEJUM

O cristão deve fazer uma leve refeição pela manhã e ao meio dia. A prática do Jejum ajuda a controlar o instinto humano. O sacerdote disse que Santo Agostinho pregava que, cada vez que nos deixamos levar pela gula, deixamos de ajudar os que passam fome.

Dom Jesus prosseguiu sua pregação destacando a Campanha da Fraternidade que acontece no Brasil desde 1885. Nesse ano a Igreja propôs o tema: "Fraternidade e Vida: dom e compromisso”. O lema: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. A campanha orienta que todo tipo de vida deve ser respeitada porque é um dom de Deus. Temos o compromisso de promover a vida desde o seu inicio até o seu fim natural.

A Campanha da Fraternidade é inspirada na caridade de Irmã Dulce, canonizada no dia 13 de outubro do ano passado, pelo Papa Francisco. Ela é a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa.

Finalizando sua homilia, Dom Jesus pediu a todos que façam a confissão e pratiquem a reconciliação com mo próximo. “És pó, e pó te hás de tornar”. Com essa expressão, pronunciada pelos padres e ministros da Eucaristia, enquanto é feito o sinal da Cruz, as cinzas foram depositadas sobre as cabeças dos fiéis.

Reportagem - Jota Bahia