Coronavírus | Governo do Estado ampliará atendimento no Hospital Santo Antônio

O Governo do Pará através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) anunciou nesta terça-feira (05) que ampliará os serviços de atendimento do Hospital Santo Antônio aos pacientes com Covid-19. Localizado em Bragança, o hospital considerado “portas abertas” no atendimento de urgência para pacientes com sintomas de síndrome aguda respiratória relacionados à suspeita ou diagnóstico do novo coronavírus, apresentou dificuldades em atender a demanda de pacientes.

O problema ganhou repercussão depois que o médico nefrologista Rodrigo Rodrigues, publicou nas redes sociais e na imprensa, um apelo ao governador Helder Barbalho, mostrando a importância da expansão das enfermarias e da montagem de novas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs). A medida reduziria a sobrecarga no Hospital Regional dos Caetés em Capanema, que já apresenta sinais de superlotação.

Na manhã desta terça-feira (5) esteve em Bragança, o representante da SESPA, Marcio Gonçalves, que visitou as instalações do Hospital Santo Antônio e anunciou a liberação de recursos para ampliação do atendimento no hospital.

As providências tomadas antecipadamente pela superintendente geral, Irmã Estelina de Oliveira e corpo administrativo, foram determinantes para a aprovação do Governo do Estado.

Foram designadas uma entrada independente para pacientes suspeitos da Covid-19, iniciada a construção de uma área para tomógrafo e um local de isolamento exclusivo para internação.

O representante da SESPA confirmou a instalação de 30 leitos clínicos, cinco respiradores mecânicos, monitores cardíacos, bombas de infusão e outros assessórios, além da implantação de 5 UTIs destinadas ao atendimento de pacientes de Bragança e região. Segundo Marcio, a chegada dos equipamentos pode ocorrer ainda neste fim de semana.

Ana Solange, representando o corpo administrativo do Hospital Santo Antônio, destacou que, mesmo antes de ser habilitado como hospital referência, houve um planejamento para a construção da Ala de Isolamento que encontra-se em fase de acabamento. O Hospital Santo Antônio conta com médicos, enfermeiros, tomógrafos e equipes de higienização, além disso, o setor de Recursos Humanos (RH) passa por reajuste com o objetivo de dar andamento aos atendimentos na nova Ala de Covid. Ana Solange fez questão de destacar que, oito pacientes recuperados da Covid-19 receberam alta hospitalar e novos doentes estão recebendo cuidados médicos.

Hospital Geral e Hospital de Clínicas de Bragança permanecem com atendimento de suporte durante o período da pandemia.

Reportagem e foto - Fabrício Bragança