Segunda, 01 Junho 2020 10:16

Comércio de Bragança terá reabertura gradual

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (30), representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bragança (CDL), Associação Comercial e Industrial de Bragança, Vigilância Sanitária e da Sec. de Saúde trataram a respeito da reabertura gradativa do comércio na Pérola do Caeté.

Na reunião ficou decidido que a partir desta segunda-feira, dia 01 de junho de 2020, empreendimentos considerados não-essenciais (lojas de armarinho, calçados, móveis, materiais de construção e confecções) vão poder reabrir as portas para atender presencialmente seus clientes das 14:00 às 19:00; durante o turno da manhã as empresas poderão atuar apenas através do seviço de delivery.

Para a reabertura das lojas algumas exigências foram determinadas pelos órgãos sanitários, como: fornecimento de máscara para os colaboradores, fornecimento de álcool em gel ou 70% aos clientes, dispensa de colaboradores do grupo de risco, além disso, representantes de empresas também devem assinar o Termo de Responsabilidade Sanitária.

Salões de beleza e barbearias funcionarão com atendimento agendado de apenas um cliente por vez, evitando aglomeração. O cumprimento das medidas acarretará diretamente na abertura de empreendimentos que continuam fechados: arenas, restaurantes, academias, igrejas e etc.

Os supermercados, mercadinhos, açougues e padarias reabrirão a partir das 7 horas e podem ficar abertos até às 20 horas, com as mesmas exigências determinadas aos estabelecimentos não-essenciais.

Na reunião foi apresentada também a taxa de ocupação de leitos no município e as ações que serão tomadas pela Prefeitura de Bragança nos próximos dias, dentre elas, uma pesquisa por amostragem onde serão realizados cerca de 400 testes aleatórios; ficou decidido que parte da fiscalização fica a encargo da população e dos próprios donos de estabelecimentos uma vez que os órgãos competentes não têm efetivo suficiente para realização da fiscalização, por isso a necessidade de cada um ser "orientador" dos outros.

Reportagem - Fabrício Bragança