Missas encerram Pentecostes e Mês Mariano nas paróquias de Bragança

As missas deste domingo (31 de maio) em Bragança, tiveram dois sentidos, o encerramento do Mês Mariano e a Solenidade de Pentecostes, cinquenta dias depois da Páscoa. Pentecostes representa a descida do Espírito Santo, sob a figura de línguas de fogo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos reunidos em oração. A coroação da imagem de Nossa Senhora nos lembra que Ela é a Rainha Mãe da Igreja.

De manhã, a celebração na capela da Cúria Diocesana foi presidida pelo bispo Dom Jesus Maria, que por conta do isolamento social, coroou a imagem de Nossa Senhora do Rosário. A última vez que vimos um bispo de Bragança coroar a imagem foi em 2013, na solenidade de encerramento do mês de maio na quadra do IST, quando Dom Luiz Ferrando, emocionou mais de 4 mil pessoas ao realizar o mesmo gesto.

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a celebração foi iniciada as 17 horas, presidida pelo pároco Luiz Marconi. Além do encerramento do Tempo Pascal, houve a coroação da imagem de Nossa Senhora. Flores foram depositadas no altar e crianças apresentaram um terço, um coração e o manto, em seguida, Maria Ester, uma criança da paróquia coroou a Santa.

Foto / San Marcelo

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus no bairro do Morro, a missa foi presidida pelo pároco José Calazans que apagou o Círio Pascal que representa a Luz de Cristo. A coroação foi realizada entre as famílias que se reuniram para rezar e fazer a coroação da imagem de Nossa Senhora em suas casas.

A Paróquia São João Batista, no bairro Vila Sinhá, antecipou a coroação realizada no dia 13 de maio, no entanto, neste domingo, o pároco Gerenaldo Messias promoveu a solenidade de maneira inusitada, às margem do igarapé Sagrado Coração de Jesus, no interior da Reserva Ecológica São Geraldo Magela, no município de Capitão Poço, sua terra natal. Os pais do sacerdote cantaram e coroaram uma pequena imagem.

Na Catedral do Rosário, a missa iniciada às 18h30min foi presidida pelo Pe. Raimundo Elias e concelebrada pelo Pe. Mayro Christian. Velas acesas representaram os sete dons do Espirito Santo: Fortaleza, Sabedoria, Ciência, Conselho, Entendimento, Piedade e Temor de Deus.

A imagem de Nossa Senhora de Lurdes foi coroada pelo Dr. Paulo Araújo (médico), Maria de Jesus (técnica de enfermagem) e Miguel Costa (enfermeiro). A paróquia prestou homenagem aos profissionais de saúde de Bragança que prestam serviço na linha de frente em combate a Covid-19 no município.

Foto / Fabrício Bragança

Ao final da celebração foi apresentado o tapete confeccionado para a procissão de Corpus Christi.

Reportagem - Jota Bahia