Corpus Christi terá adaptações em Bragança

Neste ano, em razão das medidas de prevenção ao COVID-19, as quatro paróquias planejaram adaptações na programação de Corpus Christi em Bragança para celebrar nesta quinta-feira (11), a presença de Cristo na Eucaristia sem aglomeração de público.

Com a impossibilidade de ser feita a ornamentação nas ruas, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário confeccionou banners em forma de tapetes que serão afixados nas janelas e portas das residências. Os tapetes podem ser adquiridos no secretariado paroquial ao preço de 5 reais.

A solenidade de Corpus Christi iniciará com a celebração da Santa Missa às 7 horas na Catedral, presidida pelo bispo Dom Jesus Maria e concelebrada pelos sacerdotes de outras paróquias. A celebração não terá a presença dos fiéis, no entanto, será transmitida pela TV Educadora (Canal 30), Rádio Educadora e redes sociais. Após a missa, cada paróquia terá sua programação específica para o Corpus Christi.

Na paróquia do Rosário, os sacerdotes conduzirão em carro aberto o Santíssimo Sacramento abençoando os moradores pelas ruas do centro da cidade.

A Paróquia São João Batista segue a mesma programação da Catedral, após a transmissão da missa, o diácono Lenilson conduzirá o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro Vila Sinhá. Os paroquianos são convidados a enfeitar suas casas com os banners que estão à venda no secretariado da referida paróquia.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus seguirá um roteiro elaborado previamente com os sacerdotes conduzindo o ostensório com o Santíssimo pelas ruas do Morro e demais bairros que integram a paróquia.

Os fiéis do Perpétuo Socorro terão uma programação mais extensa. Nesta quarta-feira (10), Santa Missa às 21 horas e logo depois inicia-se a Vigília com Adoração ao Santíssimo Sacramento durante toda a noite se estendendo até quinta-feira (11) com a participação das comunidades, pastorais, movimentos e grupos de serviço mantendo o limite de 10 pessoas por grupo. É recomendado o distanciamento e uso de máscara. A Solene Missa começará às 17 horas finalizando com a carreata de Corpus Christi em carro aberto por ruas do bairro.

Reportagem - Jota Bahia