Paróquias de Bragança celebram Corpus Christi com programação diferenciada

Foto / Marcelle Pires

A missa solene de Corpus Christi foi celebrada na manhã desta quinta-feira (11) na Catedral Nossa Senhora do Rosário, Igreja Mãe da Diocese de Bragança (Pa). O bispo Dom Jesus Maria presidiu a missa concelebrada pelos padres: Marconi e Silvio (Perpétuo Socorro), Calazans e Ari (Sagrado Coração de Jesus), Elias e Mayro (Rosário) e Diácono Lenilson que representou o pároco Gerenaldo (São João Batista).

Em decorrência das medidas protetivas contra o vírus da Covid-19, o templo permaneceu fechado e a celebração foi transmitida pelos meios de comunicação. Em sua homilia o bispo destacou que duas palavras definem a Eucaristia: vida e comunhão. Quem recebe a Eucaristia possui a vida eterna. Deus entra no cristão por intermédio da Comunhão que reúne a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Dom Jesus evidenciou que para receber o corpo de Deus vivo na Eucaristia, o cristão deve estar na graça de Deus, sem pecado grave. O bispo rezou na intenção do Papa Francisco, bispos, sacerdotes, diáconos e seminaristas. O momento inédito da celebração ocorreu quando os Ostensórios das quatro paróquias foram colocados sobre o altar e ao som do hino Tão Sublime Sacramento, o bispo depositou a Hóstia Consagrada, o Santíssimo Sacramento.

Foto / Marcelle Pires

Após a missa, foi iniciado o passeio em carro aberto pelas ruas das paróquias. Impossibilitados de ornamentar suas ruas, os fiéis decoraram as frentes das casas com tapetes, flores, imagens e velas acesas. Os sacerdotes ergueram o Ostensório por cada rua que passaram. Usando máscaras, fiéis emocionados se ajoelharam e elevaram as mãos na direção do Santíssimo pedindo graças e proteção, sobretudo, agradecendo pela recuperação da saúde perante a pandemia do novo coronavírus.

Foto / Marcelle Pires

O passeio pelas paróquias teve o apoio de cânticos e reflexões transmitidos do interior da Catedral através da Rádio Educadora. As imagens dos percursos foram mostradas pelas redes sociais e Tv Educadora (Canal 30). Os retornos às igrejas duraram aproximadamente três horas e foram concluídos com a bênção final.

Reportagem - Jota Bahia