Católicos festejam Santo Antônio

Em 13 de junho, a Igreja celebra a festa de um dos santos mais conhecidos e venerados no mundo, Santo Antônio de Pádua, também chamado Santo Antônio de Lisboa, cidade onde nasceu. É conhecido como "o santo de todo mundo" e, é comum recorrer-se a ele para pedir um bom marido ou esposa.

Foi declarado Doutor da Igreja por Pio XII em 1946, ficando conhecido como o “Doutor do Evangelho”. Santo Antônio nasceu em Portugal em 1195 em uma família nobre. Desde criança, consagrou-se à Santíssima Virgem. Em sua juventude, foi atacado por paixões, mas com a ajuda de Deus as dominou, encontrando sua força nas visitas ao Santíssimo Sacramento.

Foi admitido nos franciscanos no início de 1221, participou em Assis do capítulo geral da ordem e, mais tarde, foi enviado para pregar em várias cidades, obtendo um grande êxito na conversão dos hereges.

Em 2020, a festa de Santo Antônio em Bragança foi diferente devido a pandemia do novo coronavírus, a festividade que todos os anos tem uma vasta programação, com arraial, vendas de comidas típicas, dentre outros atrativos foi cancelada pensando na saúde dos devotos. Porém, uma carreata em homenagem ao Santo foi realizada.

O comboio saiu da Catedral Nossa Senhora do Rosário após a Santa Missa das 18 horas, a imagem de Santo Antônio seguiu em carro aberto da igreja direto para o Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria (HSAMZ), passou pelo Hospital Geral de Bragança (HGB) e o Hospital das Clínicas de Bragança (HC); em cada casa de saúde a imagem do Santo ficou parada cerca de 5 minutos e um Pai Nosso e uma Ave Maria foi foi rezado em prol dos profissional de saúde, dos funcionários das instituições e de pacientes que estão internados com a Covid-19 e outras enfermidades.

Após passar pelos hospitais a imagem de Santo Antônio seguiu pelas ruas do bairro do Alegre (bairro onde o santo é padroeiro em Bragança), em seguida, por ruas dos bairros: Taíra, Vila Nova, Morro e Julia Quadros.

Por onde a imagem passava, famílias inteiras prestavam suas homenagens com as frentes de suas casas ornamentadas. Após mais de duas horas de carreta, a imagem chegou a igreja de Santo Antônio no bairro do Alegre e na chegada uma queima de fogos foi realizada para o encerramento da festa em 2020.

Reportagem e fotos - Fabrício Bragança