Após meio século, Semana da Pátria é ameaçada em Bragança

A realização dos jogos comemorativos a Independência do Brasil está ameaçada. Depois de 51 anos, a Semana da Pátria em Bragança ainda não foi definida em função da pandemia do novo coronavírus que afeta parte da população. A competição cívica reúne centenas de atletas e milhares de torcedores que neste ano poderão ser contaminados pelo vírus da Covid-19, se houver aglomeração.

Dirigentes de clubes que disputam o futsal adulto se manifestaram sobre a desistência de participar dos jogos, enumerando falta de tempo para treinamentos, dificuldades financeiras para contratar jogadores e ainda produzir toda a logística para os times entrarem em quadra.

A Arena Campinho (campeão), Mizuno (vice-campeão), Vila da Caixa e Mercantil Popular, os quatro melhores colocados de 2019, se manifestaram através de seus dirigentes afirmando que não são favoráveis a realização do evento cívico neste ano. Alegam, que terão prejuízo nas contratações de atletas e que os clubes ficaram impedidos de realizar promoções festivas para arrecadar recursos em função da proliferação da Covid-19.

Além disso, de acordo com o novo decreto municipal, permanece proibida a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, o que impede a prática das modalidades e o acesso a quadras e arenas esportivas.

Por outro lado, as escolas das redes pública e particular continuam com suas atividades paralisadas e dificilmente terão tempo de se organizarem para participar das competições.

A Prefeitura de Bragança através da Secretaria Municipal de Desportos ainda não se manifestou oficialmente sobre o cancelamento dos torneios da Semana da Pátria. Tudo indica que haverá somente manifestações cívicas obedecendo as normas protetivas contra a Covid-19.
Reportagem - Jota Bahia