Segunda, 17 Agosto 2020 21:21

Tracuateua celebra Círio de Nazaré 2020

Com o tema: Maria transforma em alegria as dores do povo e lema: Eles não têm mais vinho (Jo. 2,3), a Paróquia São Sebastião na cidade de Tracuateua realizou no último domingo (16) o Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2020, esse ano com um formato totalmente diferente do que o povo católico da terra dos ipês estava acostumado.

A programação Nazarena em Tracuateua iniciou no dia 10 de agosto com ida da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré às comunidades pertencentes a Paróquia São Sebastião e durante a semana houveram orações, missas, lives de cânticos marianos até o dia da procissão. Em 2020 não teve a grande romaria com mais de 5 mil pessoas nas ruas de Tracuateua por conta das medidas de prevenção a Covid-19.

Esse ano a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi atrelada em um carro aberto e seguiu em procissão rodoviária por várias ruas de Tracuateua, a romaria saiu às 7 horas da frente do salão comunitário da Paróquia São Sebastião e percorreu ruas do município. Atrás do carro que conduzia a imagem vinha o Pároco de Tracuateua Padre Carlos Affonso que aspergiu água benta nos fiéis que estavam em frente as suas casas.

As ruas por onde a imagem passou foram ornamentadas com balões e toalhas brancas, além de um banner que foi vendido na Secretaria Paroquial ao valor de R$ 5,00 para os fiéis colocarem em frente as suas residências.
A romaria chegou de volta a paróquia às 9:30; ao término, foi dada a benção a todos que estavam acompanhando e em seguida houve a celebração da Santa Missa com o limite de 70 pessoas que pegaram suas credenciais previamente durante a semana para poder participarem da missa de forma presencial.

A Procissão e a Santa Missa do Círio de Tracuateua foram transmitidas pelas redes sociais.

Reportagem e fotos - Fabrício Bragança