Irmandade da Marujada de São Benedito em Bragança completa 222 anos

Na última quinta-feira (03), a maior manifestação cultural e religiosa do nordeste paraense, a Irmandade da Marujada de São Benedito de Bragança completou 222 anos de fundação. Em 2020 por conta da pandemia da Covid-19 a programação teve que se adequar as medidas de proteção.

Um missa foi celebrada às 9 horas na Igreja de São Benedito e contou com a presença reduzida de marujos e marujas que estiveram vestidos com as vestimentas brancas e azuis; estiveram presentes também, autoridades municipais e alguns convidados. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Raimundo Elias (Pároco da Catedral Nossa Senhora do Rosário).

Marcada por riquezas culturais e religiosas, é importante mencionar, que na Irmandade da Marujada de São Benedito de Bragança, são as mulheres que mantém o topo da hierarquia, enaltecendo a figura feminina como a mais importante em todos os eventos da Festividade que ocorre no mês de dezembro. A principal autoridade da marujada é a capitoa (cargo vitalício) que disciplina e comanda as demais marujas.

Todos os anos o município de Bragança recebe milhares de turistas de diversos lugares do mundo no mês de dezembro durante a festividade do Santo Preto.

Reportagem - Fabrício Bragança
Foto - Marcio Borges