Aluno Repórter está no Criança Esperança: projeto de Bragança é selecionado para a campanha 2020

O projeto Aluno Repórter - A imprensa na Escola, de Bragança-PA, foi selecionado para a edição 2020 do Criança Esperança, campanha da Rede Globo em parceria com a UNESCO. O projeto é uma das 111 iniciativas que receberão recursos arrecadados pela campanha nacional de doações, que já começou pela internet.

Veja como doar e a lista dos projetos selecionados em criancaesperanca.com.br.

O anúncio oficial dos projetos selecionados ocorreu no dia 4 de setembro. Cinco iniciativas do Pará foram contempladas: três em Belém, uma em Bragança e uma em Soure, na Ilha do Marajó.

Os recursos arrecadados pela campanha Criança Esperança são depositados diretamente na conta da UNESCO, que os repassa aos projetos selecionados por meio de um edital público.

O Aluno Repórter - A imprensa na escola é um projeto premiado que proporciona a estudantes da rede pública de ensino o contato com o rádio e a televisão. Em 2020, o projeto completou 12 anos, revelando profissionais da comunicação e contribuindo para a formação de centenas de estudantes, que desenvolvem habilidades de comunicação e de engajamento social nas suas comunidades.

O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) Bragança da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Educadora de Bragança, e conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles o IFPA campus Bragança e a UFPA.

Os estudantes que colaboram com o Aluno Repórter participam de oficinas sobre comunicação que culminam com a produção e apresentação de programas de rádio, veiculados diariamente na programação da rádio web Aluno Repórter, e na produção de conteúdos audiovisuais, disponibilizados na página do projeto (alunoreporter.com.br).

As atividades do Aluno Repórter são desenvolvidas num laboratório de rádio sediado no prédio da Fundação Educadora, centro de Bragança, de onde são transmitidas ao vivo os programas produzidos pelos alunos. O projeto também tem um espaço diário na programação da Rádio Educadora AM 1390, de Bragança, o programa Aluno Repórter que vai ao ar de segunda a sexta, das 8h às 9h.

Texto - Filipe Sanches