Educadora AM passará por processo de migração

Foto / Jota Bahia

A Rádio Educadora AM que opera na frequência 1390 passará por processo de migração para FM. A nova rádio operará na frequência 93,7 Mhz. Para que seja iniciado o processo de migração, a rádio Educadora Fm 106,7 e a TV Nazaré canal 30 em Bragança-Pa serão retirados do ar no período de 23 a 30 de setembro.

O desligamento se faz necessário para que a manutenção da torre e instalação de equipamentos da nova emissora seja realizada de maneira segura, no entanto, a programação permanece pelos aplicativos da Fundação Educadora e Rádios Net.

A migração das rádios que operam em amplitude modulada (AM) para frequência modulada (FM) iniciou quando a então presidente do Brasil Dilma Rousselff, assinou em 2013 decreto concedendo a mudança com o objetivo de melhorar a qualidade do sinal das rádios, uma vez que, por conta da grande interferência das tecnologias no sinal AM, as rádios em questão começaram perder espaço.

Em 2014, a Fundação Educadora através da gestão do Pe. Maurício entrou com pedido de migração junto ao Ministério das Comunicações e recebeu em 2019, após um longo processo de envio de documentos e cumprimento de prazos, a autorização para realizar o processo migratório. Após a instalação dos equipamentos, a nova emissora aguardará o aval da Anatel para entrar em funcionamento e assim que for aprovado, a única emissora AM em Bragança terá suas atividades encerradas de forma definitiva.

Reportagem – Marcelle Pires