Comunidade Américo recebe vacinação contra a Covid-19

A comunidade quilombola do Américo localizada na área rural do município, recebeu uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSB) que deu prosseguimento ao plano de vacinação contra a covid-19 em Bragança. Foram disponibilizadas 300 doses para moradores a partir dos 18 anos de idade. O prefeito Raimundo Nonato destacou que mais de 16 mil doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas no município de Bragança.

A comunidade Américo tem mais de 200 anos de existência e foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2015, após um processo de autoreconhecimento da identidade quilombola e de ações históricas sobre a valorização tradicional da presença cultural africana no cotidiano da comunidade.

O Quilombo iniciou com a chegada do escravizado Américo Pinheiro de Brito, primeiro morador que veio fugido das senzalas do Maranhão. Atualmente possui uma associação (Associação Remanescente Quilombola do América), tendo à frente a presidente Rosete Araújo que também é a única Agente Comunitária de Saúde (ACS) no local.